
Desenho e autoria do material: Psp. ALICIA FERNÁNDEZ e Ps. clínico JORGE GONÇALVES DA CRUZ.
Professores encarregados do Curso e do intercâmbio: JORGE GONÇALVES DA CRUZ, MARIA SOL GONÇALVES DA CRUZ E EQUIPE DE E.PSI.B.A.
Síntese: Hoje a “orientação vocacional” precisa situar-se em um terreno permanente de “invenções” e resignificação/reconstrução das autorias vocacionais e profissionais. A psicopedagogia clínica pode contribuir às trajetórias vocacionais pois sua tarefa constante e principal é propiciar espaços objetivos-subjetivos para o desenvolvimento da capacidade de pensar do ser humano e a autoria de pensamento. Nesses espaços se encontra e desenvolve a capacidade de eleger, re-eleger, transformar eleições, resignificá-las e alimentar-se das experiências para construir o novo. Os “processos de autorias vocacionais e ocupacionais” não devem limitar-se ao tempo determinado na denominada orientação vocacional. Propomos ampliar esta proposta a outros âmbitos, grupos sociais e idades. O curso apresenta conceitos e recursos da Psicopedagogia clínica (dinâmicas, técnicas e propostas) para o trabalho específico na promoção de autorias vocacionais/professionais com crianças, adolescentes e adultos nos dias atuais em consultórios, instituições e escolas. O Curso trabalha também na formação pessoal do psicopedagogo e do professor para fomentar o trabalho de re-encontro com as própias escolhas vocacionais dos profissionais.
I)A orientação vocacional-proffisional, segundo a abordagem da Psicopedagogia clínica
. A orientação vocacional, junto a crianças, jovens e adultos.
.A Orientação Vocacional na escola. A Orientação vocacional no consultório.
.A proposta de “AUTORIAS VOCACIONAIS”. Suas diferenças e contribuições a Orientação vocacional.
II)Noções centrais da Psicopedagogia clinica para o trabalho de “Autorias vocacionais”.
.A autoria de pensamento como objeto do trabalho psicopedagógico.
.As autorias vocacionais e profissionais.
.O movimento entre escolher e decidir. Eleger vs. Optar.
. Informação, conhecimento e saber, na era telemática.
. “Projeto identificatório e projeto vocacional/ocupacional, nos contextos atuais.
. A construção identitária.
.Promovendo espaços de “heteroestima” .
III) Trabalho de reencontro com a própia eleição vocacional do profissional.
.Procurando espaços de reencontro com nossas próprias eleições vocacionais.
.O trabalho de promoção de autorias vocacionais entre os professores e profissionais.
.Questionamento à denominada “Síndrome de Burn-out”.
IV) Ferramentas para o trabalho clínico em consultórios, instituições e escolas
.A posição do “orientador vocacional” nos dias atuais.
.Apresentação de ferramentas, propostas de trabalho e experiências psicopedagógicas no trabalho de autorias vocacionais com crianças, adolescentes e adultos.
.Como propiciar a capacidade de eleger. Do impossível à decisão passando pelo possível e o provável.
.Novos recursos psicopedagógicos:
.SPA (Situação Pessoa Aprendendo)
.SPB (Situação Pessoa Brincando) e SPT (Situação Pessoa Trabalhando).
.M.B. (Múltiplas biografias para projetar-se a um futuro)
Data de início: ABRIL/2026
Data de término: JUNHO/2026
Inteiramente a distância (através da internet). Não é preciso conectar-se à internet em horários específicos.
ENVIO DE MATERIAIS ESCRITOS POR E-MAIL: De acordo com um cronograma que será enviado por email (3 Módulos teórico clínicos elaborados especialmente por Alícia Fernández e equipe) em formato .PDF que permite guardar o material para leitura e impressão.
Intercâmbio direto por email com Prof. Jorge Gonçalves da Cruz e Profa. Maria Sol Gonçalves da Cruz. Os participantes terão acesso à comunicação com os professores. Após a recepção de cada Módulo, se abre um prazo de 30 dias durante os quais os participantes poderão enviar perguntas e comentários aos professores que responderão por email, dando lugar a um intercâmbio sobre os materiais.
Não é necessário conectar-se à internet em horários específicos: Não há fóruns online. Todo o intercâmbio se realiza mediante e-mails comuns.
ATIVIDADES PROPOSTAS DE ESCRITA: Cada Módulo inclui uma série de “Propostas” (propostas de escrita e articulação, pensadas em função daquilo que cada um possa ir se apropriando sobre as questões trabalhadas). Cada participante pode escolher as propostas que deseje, para ir orientando seus comentários de acordo com seus interesses. As produções realizadas são enviadas por email.
AULA VIRTUAL/AMBIENTE DE APRENDIZAGEM VIRTUAL DE E.Psi.B.A.: por sua vez, cada participante recebe uma contra-senha pessoal de acesso à “Aula Virtual” de E.Psi.B.A.: ao longo do desenvolvimento do Curso, cada participante poderá aceder ao espaço virtual no qual encontrará:
- Apresentação do Curso (Aspectos organizacionais, Modalidade, Cronograma, Organização)
- Conteúdos do Curso(Materiais virtuais e Intercâmbios que também se recebem por email)
- Materiais adicionais (em diversos formatos: Power Point, Videos, Artigos, Imagens, Quadros, etc.). Os professores vão acrescentando materiais complementares em diversos formatos que cada um pode ir consultando com frequência e nos momentos em que decida. Todos os materiais estão disponíveis no site até a data da finalização do Curso. Esses materiais também poderão ser “guardados” pelos participantes para futuras consultas.
Todos os textos e materiais do Curso são enviados em português ou espanhol, segundo a preferência do participante.
A partir da leitura os participantes podem enviar suas consultas em português ou em espanhol (já que os professores lêem nos dois idiomas).
Os professores respondem em espanhol.
AUTORES DO MATERIAL: Psicopedagoga e escritora Alicia Fernández e Ps. clínico Jorge Goncalves da Cruz.
PROFESSORES ENCARREGADOS DO CURSO E INTERCAMBIO: Jorge Gonçalves da Cruz, María Sol Gonçalves da Cruz e equipe de E.Psi.B.A.
Durante o Curso os professores responsáveis e tutores serão Jorge Gonçalves da Cruz e María Sol Gonçalves da Cruz. Eles acompanharão os participantes durante todo o tempo do Curso, responderão suas perguntas e intercambiarão comentários por meio de e-mail.
AUTORA DO MATERIAL: Psicopedagoga e escritora Alicia Fernández.
Através de sua vasta e consistente produção escrita, que se distribuiu entre artigos e livros, conferencias e classes, Alicia Fernández influenciou, com suas ideias inovadoras, inúmeros profissionais dedicados a Educação e Saúde, na America Latina e Europa, com ênfase em Argentina, Brasil, Uruguai

Sua obra editada em espanhol e português, é reconhecida, consultada e leitura obrigatória no meio universitário e profissional: “A inteligência aprisionada”, “A mulher escondida na professora”, “O saber em jogo”, “Os idiomas do aprendente”, “Psicopedagogia em Psicodrama”) e “A atenção aprisionada. Psicopedagogia da capacidade atencional” (Grupo Pensa), su última obra, publicada no 2011.
Foi criadora, junto com Sara Paín, de uma nova forma de pensar e intervir no vasto campo educacional e psicopedagógico, realizando articulações entre a pedagogia e o pensamento clínico fundamentado nas teorias psicanalíticas e da subjetividade: a Psicopedagogia Clínica.
Foi docente nas principais universidades de Buenos Aires e convidada como palestrante em numerosas Universidades e Associacoes de psicopedagogia de America Latina e Europa.
Foi fundadora –junto a Jorge Gonçalves da Cruz- de E.Psi.B.A. Espacio psicopedagógico de Buenos Aires | Espacio Psicopedagógico Brasileño Argentino Uruguayo.
AUTOR DO MATERIAL E PROFESSOR: Jorge Goncalves da Cruz é Psicólogo clínico (Universidad de Buenos Aires), psicodramatista. Psicoterapeuta com crianças, adolescentes e adultos em consultório privado.
Foi docente nas principais Universidades de Buenos Aires
Docente convidado, palestrante e conferencista em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa. Autor de diversos artigos sobre psicologia clínica, psicanálises, temas educacionais e psicopedagógicos.
Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A. Assessor de numerosas instituições educativas.

Docente do "Curso de especialização em Psicopedagogia Clínica" (Ministério de Saúde e Ação social) no Hospital A. Posadas, Buenos Aires, Argentina; entre outras.
.Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A. Coordenação de grupos de formação de profissionais das áreas de saúde e educação em diversas cidades da Argentina, do Uruguay, do Brasil e de Portugal.
.Integrante da equipe do "Plano de Assistência comunitária em Avellaneda" (convênio com a Faculdade de Psicologia, Universidad de Buenos Aires) para o assessoramento e capacitação com as equipes de orientação das escolas da rede pública do distrito.
.Assessor de numerosas instituições educativas de gestão privada e supervisor externo em Hospitais.
.Ex Assessor da Secretaria de Educação do municipio de Porto Alegre, Brasil.
María Sol Gonçalves da Cruz. Es Psicóloga graduada en la Universidad de Buenos Aires, Facultad de Psicología. Distinguida con el Diploma de Honor de dicha universidad en 2005. Postgraduada en Psicopedagogía clínica y Psicoanálisis.
Ha participado como disertante en Mesas Redondas y Jornadas de la especialidad.
Ha desarrollado actividades de investigación, formación de profesionales y de asistencia.
Integrante del equipo interdisciplinario de atención con niños, adolescentes y familias de la Fundación E.Psi.B.A. Co-coordinación de Talleres con púberes y adolescentes. Durante estos años, ha participado en el diseño y coordinación de diversas investigaciones científicas: Investigación S.P.A. Situación Persona Aprendiendo (exploración de las representaciones sociales y significaciones inconscientes asociadas al aprender en la actualidad. Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires) Investigación S.P.P.A.: Situación Persona Prestando Atención (exploración de las modalidades atencionales. Una perspectiva crítica ante la medicalización de la infancia. Escuela Psicopedagógica de Buenos Aires).
Dirige el "Ambiente de enseñanza virtual" de E.PSI.B.A., como espacio de producción compartida en el que se investigan, producen y divulgan conceptualizaciones y experiencias en el ámbito de la Psicología, la Psicopedagogía y el Psicoanálisis.
Es coordinadora y docente de los Cursos a distancia para graduados de E.Psi.B.A. (“El quehacer Psicopedagógico con las modalidades de enseñanza y aprendizaje en los contextos actuales”, “Autorías Vocacionales con niños, adolescentes y adultos”. “Pubertad y adolescencia en los contextos actuales”. “Nuevos aportes de la Psicopedagogía clínica ante el diagnóstico de A.D.D./A.D.H.D.”).
Dichos Cursos han sido declarados de interés provincial, legislativo y educativo por la Cámara de Diputados de la Pcia. del Chaco (Resolución Nro. 1807). A partir del interés que han suscitados en diversos Colegios y Asociaciones de Psicopedagogía de Argentina y el exterior se han establecido convenios colaborativos (“parcerías”) con diversas Asociaciones y Colegios de Psicopedagogía de Argentina y el exterior.
Requisitos necessários:
Público Alvo: Estudantes e profissionais da Psicopedagogia, Psicologia, Pedagogia e todos aqueles que desde outras disciplinas se interessem pelas temáticas a abordar. Professores que se desempenhem no âmbito educativo.
Requisitos necessários: Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet e enviar e-mail. Não trabalhamos com fóruns de discussão e chats.
A carga horária estimada para esse Curso e de 80 horas O horário de estudos e estabelecido pelo participante, de acordo com sua disponibilidade.
Certificados expedidos por EPsiBA. Espacio Psicopedagógico de Buenos Aires | Espacio Psicopedagógico Brasileño-Argentino-Uruguayo. Buenos Aires, Argentina.
1) Certificado de participação: serão distribuídos a todos os inscritos pela Internet. Certificados expedidos por EPsiBA. Curso livre. Constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura dos professores do curso (Jorge Goncalves da Cruz e María Sol Goncalves da Cruz) e dados de E.Psi.B.A. Espacio Psicopedagógico de Buenos Aires | Espacio Psicopedagógico Brasileño-Argentino-Uruguayo. Buenos Aires, Argentina. | Carga Horária: 80 hs.
2) Certificado adicional de Aprovação (opcional): Caso o participante queira solicitar um certificado adicional de aprovação do curso, deverá desenvolver um trabalho solicitado. Ao longo dos Materiais se incluirão uma série de "PROPOSTAS de ESCRITA” (tendentes a que cada participante possa ir apropriando-se e re-significando as questões apresentadas). Os participantes que desejarem receber um segundo certificado de APROVAÇÃO do curso devem enviar suas respostas a essas propostas ou atividades, que se encontram no final de cada aula. Podem ser enviadas mensuamente durante o Curso ou você também terá 60 dias após o término do curso para enviar suas respostas.
Os certificados são enviados por e-mail (caso o participante queira solicitar um certificado impresso, este será enviado por correio postal, mediante pagamento de uma taxa adicional de postagem).
Descontos para grupos acima de 3 pessoas. Os descontos dependem da quantidade de integrantes do grupo.
Quanto maior é o número, maior é o desconto.
Grupos 3 ou 4 pessoas: desconto 10%.
Grupos acima 4 pessoas: desconto 20%
Grupos acima 9 pessoas: desconto 25%
Reserva de vaga pelo email - vagas limitadas.
Envie seus dados para o e-mail espacioepsiba@gmail.com
1. Nome
2. Formação
3. Endereço
4. curso/s pretendido/s
A seguir, você receberá informações para o pagamento (depósito Banco Itau).