Apresentação do Curso:
A Psicopedagoga Alicia Fernández trabalhou no desenho deste Curso e na escrita do material, juntamente com Jorge Gonçalves da Cruz e colaboradores próximos de E.Psi.B.A.
Apresenta uma leitura psicopedagógica dos trajetos da adolescência. Repensando nossas práticas ante as problemáticas atuais, o Curso apresenta idéias nodais da Psicopedagogia para o trabalho com adolescentes em consultórios, instituições e escolas.

. Modalidade On line: Curso através da Internet. Envio do material por email e Ambiente virtual de aprendizagem.
.Duração: 2 meses
.Desenho e autoria do material: Psp. ALICIA FERNÁNDEZ e Ps. clínico JORGE GONÇALVES DA CRUZ
.Professores encarregados do Curso e do intercâmbio: JORGE GONÇALVES DA CRUZ, MARIA SOL GONÇALVES DA CRUZ E EQUIPE DE E.PSI.B.A.
.O Curso é organizado e certificado pela E.Psi.B.A. (Espaço Psicopedagogico de Buenos Aires / Espaço Psicopedagógico Brasileño-Argentino) Carhué 436, Buenos Aires, Argentina. Curso livre. Certificado de participação (80 hs.) serão distribuídos a todos inscritos.
.Podem participar todos os estudantes e profissionais interessados na temática. Podem participar profissionais desde Argentina, Brasil, Uruguay ou outras regiões. Material disponível em espanhol e português.
Data de início: ABRIL/2026
Data de término:JUNHO/2026
CONTEXTOS SOCIAIS E ADOLESCÊNCIA:
- Quais novos modos de “adolescer”-crescer- estão inventando os púberes de hoje para tramitar o adolescer –padecer- dos contextos atuais?.
- Violências e fustigamentos nas escolas (“Bullying?”).
- Condutas temerárias em contextos urbanos hostilizantes (esportes radicais, parkour...).
- Buscas de sentido em contextos de ruptura e reconfigurações dos laços sociais.
-“Pichações”, Blogs… O que e como escrevem os adolescentes fora da Escola?.
-Adolescer na era da “ética do êxito” (ou "Nos ensinam a escalar até o nada").
-Fotologs e redes sociais na Internet. Uma leitura psicopedagógica.
- A necessidade de fazer pensáveis estes contextos e as particulares condições de subjetivação que imprimem, desde uma perspectiva psicopedagógica
OS TRABALHOS PSÍQUICOS DO ADOLESCENTE. Uma leitura Psicopedagógica:
-Construção do “nós”.
-O grupal. Função subjetivante de “os/as amigos/as”.
-Construir-se um passado para projetar-se ao futuro. O aprender como um modo de se re-situar frente ao passado.
-Do brincar ao trabalhar passando pelo aprender: uma travessia de descontinuidades.
-Da casa à rua (ou do familiar ao extra-familiar).
-Reconstrução e re-significação das primeiras aprendizagens. As aprendizagens paradigmáticas da Primeira Infância se reconstroem na adolescência instalando-se no social. -A “Adolescência” como oportunidade para resgatar a potência criativa dessas aprendizagens da primeira infância.
IDEÍAS NODAIS DA PSICOPEDAGOGÍA:
- A autoria de pensamento e os trajetos da adolescência.
-“Modalidades de ensino” e “Modalidades de aprendizagem.
- Que modalidades ensinantes predominam no mundo extra-familiar dos adolescentes?
- "Dispositivo de análise psicopedagógico": Posições ensenantes feridoras. Modalidades
ensinantes facilitadoras. Ambiente facilitador da autoria de pensamento.
- A inteligência como desadaptação criativa.
- Sair da queixa paralisante para propiciar autorias que permitam desativar o tédio.
- O processo adolescente em seus potenciais de transformação e criação.
INTERVENÇÕES e PROPOSTAS PSICOPEDAGÓGICAS POSSIVEIS:
- Repensando nossas práticas ante as problemáticas atuais.
- Intervenções clínico-psicopedagógicas com púberes e adolescentes.
- Como escutar/acompanhar os trajetos da adolescência?
- Na Escola tomam força as idéias de competição e busca de resultados. Como fazer para manter a criatividade e a alegria neste lugar? Como sair desta lógica que entrou na educação tendente à “busca de resultados”?
- Reposicionar-nos ante a diversidade: propiciando espaços grupais nos que o fustigamento entre pares não possa crescer.
Inteiramente a distância (através da internet). Não é preciso conectar-se à internet em horários específicos.
ENVIO DE MATERIAIS (TEXTOS) POR E-MAIL: De acordo com um cronograma que será enviado por email (3 Módulos teórico clínicos elaborados especialmente por Alícia Fernández e equipe) em formato que permite guardar o material para leitura e impressão.
Intercâmbio direto por email com professores Jorge Goncalves da Cruz e María Sol Goncalves da Cruz: Após a recepção de cada Módulo, se abre um prazo de 30 dias durante os quais os participantes poderão enviar perguntas e comentários aos professores que responderão por email, dando lugar a um intercâmbio sobre os materiais.
Não é necessário conectar-se à internet em horários específicos: Não há fóruns online. Todo o intercâmbio se realiza mediante e-mails comuns.
ATIVIDADES PROPOSTAS DE ESCRITA: Cada Módulo inclui uma série de “Propostas” (propostas de escrita e articulação, pensadas em função daquilo que cada um possa ir se apropriando sobre as questões trabalhadas). Cada participante pode escolher as propostas que deseje, para ir orientando seus comentários de acordo com seus interesses. As produções realizadas são enviadas por email.
AULA VIRTUAL/AMBIENTE DE APRENDIZAGEM VIRTUAL DE E.Psi.B.A.: por sua vez, cada participante recebe uma contra-senha pessoal de acesso à “Aula Virtual” de E.Psi.B.A.: ao longo do desenvolvimento do Curso, cada participante poderá aceder ao espaço virtual no qual encontrará:
- Apresentação do Curso (Aspectos organizacionais, Modalidade, Cronograma, Organização)
- Conteúdos do Curso(Materiais virtuais e Intercâmbios que também se recebem por email)
- Materiais adicionais (em diversos formatos: Power Point, Videos, Artigos, Imagens, Quadros, etc.). Os professores vão acrescentando materiais complementares em diversos formatos que cada um pode ir consultando com frequência e nos momentos em que decida. Todos os materiais estão disponíveis no site até a data da finalização do Curso. Esses materiais também poderão ser “guardados” pelos participantes para futuras consultas.
DESENHO DO CURSO E AUTORIA DO MATERIAL: Psicopedagoga e escritora ALICIA FERNÁNDEZ:
Foi psicopedagoga e escritora. Através de sua vasta e consistente produção escrita, que se distribuiu entre artigos
e livros, conferencias e aulas, Alicia Fernández influenciou, com suas ideias inovadoras, inúmeros profissionais dedicados a Educação e Saúde, na America Latina e Europa, com ênfase em Argentina, Brasil e Uruguai. Sua obra editada em espanhol e português, é reconhecida e consultada no meio universitário e profissional: “A inteligência aprisionada”, “A mulher escondida na professora”, “O saber em jogo”, “Os idiomas do aprendente”, “Psicopedagogia em Psicodrama” e “A atenção aprisionada. Psicopedagogia da capacidade atencional” (Grupo Pensa), sua última obra, publicada no 2011.
Foi criadora, junto com Sara Paín, de uma nova forma de pensar e intervir no vasto campo educacional e psicopedagógico, realizando articulações entre a pedagogia e o pensamento clínico fundamentado nas teorias psicanalíticas e da subjetividade: a Psicopedagogia Clínica.Foi fundadora –junto a Jorge Gonçalves da Cruz- de E.Psi.B.A. (Espacio psicopedagógico de Buenos Aires | Espacio Psicopedagógico Brasileño Argentino Uruguayo).
PROFESSOR A CARGO DO CURSO: JORGE GONCALVES DA CRUZ: Psicólogo clínico (UBA), especializado na análise das aprendizagens. Junto com Alícia Fernández, fundou E.Psi.B.A. em 1989 como espaço de formação,
investigação e intervenção em Psicopedagogia clínica, com núcleos de trabalho estáveis em Argentina, Brasil, Uruguai e Portugal. Como clínico, há mais de 40 anos e na atualidade, oferece tratamento clínico a crianças, adolescentes e adultos. Atuou como coordenador e supervisor em numerosos hospitais públicos de Buenos Aires (Hospital Elizalde, Hospital Penna, Hospital Durand, Hospital Posadas, entre outros). Durante os últimos trinta anos, foi docente em diversas Universidades de Buenos Aires (Faculdade de Psicologia da Universidade de Buenos Aires, Faculdade de Psicopedagogia da Universidade de El Salvador, Carreira de Psicopedagogia da Universidade de San Martin, entre outras).
Atualmente, continua a exercer sua prática clínica em consultório, atua como assessor externo em diversas instituições educativas e equipes hospitalares de gestão pública e privada na Argentina e exterior. Segue realizando suas tarefas como formador de profissionais na Argentina e no exterior, sendo convidado como conferencista e professor convidado em Universidades, Associações e Instituições de ensino. Atualmente, é diretor de E.Psi.B.A. e diretor da Revista E.Psi.B.A. Autor de numerosos artigos da especialidade.
COORDINADORA DO CURSO: María Sol Gonçalves da Cruz. Psicóloga clínica (UBA, título de honra, 2003).
Formação em nível de pós-graduação em Psicopedagogia, em Psicoterapias psicanalíticas e em clínica infantil. Formada em “Urgências em Psicopatologia infanto-juvenil (Hospital Geral de Crianças Ricardo Gutiérrez). Desenvolveu atividades de pesquisa, formação de profissionais e assistência psicológica clínica com crianças e famílias, em diversos âmbitos. Integrante da equipe interdisciplinar de atenção psicológica e psicopedagógica da Fundação E.Psi.B.A. Docente e coordenadora de E.Psi.B.A.
Durante o Curso os professores responsáveis e tutores serão Jorge Gonçalves da Cruz e María Sol Gonçalves da Cruz. Eles acompanharão os participantes durante todo o tempo do Curso, responderão suas perguntas e intercambiarão comentários por meio de e-mail.
Todos os textos e materiais são enviados em português ou espanhol, segundo a preferência do participante.
A partir da leitura os participantes podem enviar suas consultas em português ou em espanhol (já que os professores lêem nos dois idiomas).
Os professores respondem em espanhol.
Certificados expedidos por EPsiBA. Espacio Psicopedagógico de Buenos Aires | Espacio Psicopedagógico Brasileño-Argentino-Uruguayo. Buenos Aires, Argentina.
1) Certificado de participação: serão distribuídos a todos os inscritos pela Internet. Certificados expedidos por EPsiBA. Curso livre. Constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura dos professores do curso (Jorge Goncalves da Cruz e María Sol Goncalves da Cruz) e dados de E.Psi.B.A. Espacio Psicopedagógico de Buenos Aires | Espacio Psicopedagógico Brasileño-Argentino-Uruguayo. Buenos Aires, Argentina. | Carga Horária: 80 hs
2) Certificado adicional de Aprovação (opcional): Caso o participante queira solicitar um certificado adicional de aprovação do curso, deverá desenvolver um trabalho solicitado. Ao longo dos Materiais se incluirão uma série de "PROPOSTAS de ESCRITA” (tendentes a que cada participante possa ir apropriando-se e re-significando as questões apresentadas). Os participantes que desejarem receber um segundo certificado de APROVAÇÃO do curso devem enviar suas respostas a essas propostas ou atividades, que se encontram no final de cada aula. Podem ser enviadas mensuamente durante o Curso ou você também terá 60 dias após o término do curso para enviar suas respostas.
Os certificados são enviados por e-mail (caso o participante queira solicitar um certificado impresso, este será enviado por correio postal, mediante pagamento de uma taxa adicional de postagem).
A carga horária estimada para esse Curso e de 80 horas
O horário de estudos e estabelecido pelo participante, de acordo com sua disponibilidade.
Enviar via e-mail a epsiba@epsiba.com y espacioepsiba@gmail.com seus dados:
1) Nome: ......................................................................................
2) Cidade de residência /Estado: ...................................................
3) Formação e /ou estudos em curso: ............................................
4) Curso/s pretendido/s: ................................................................
A seguir, você receberá Ficha de inscrição e informações para o pagamento (depósito Banco Itau).