HOME / ACTIVIDADES A DISTANCIA
Curso a distância: O QUEFAZER PSICOPEDAGOGICO NOS CONTEXTOS ATUAIS.
Reflexões e atualizações de Alícia Fernández e equipe a partir do livro: Os idiomas do Aprendente. As modalidades de aprendizagem e suas relações com as modalidades de ensino na família, na escola e nos meios de comunicação

Curso a distância: O QUEFAZER PSICOPEDAGÓGICO COM AS MODALIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM NOS CONTEXTOS ATUAIS

Durante o ano de 2014, a Psicopedagoga e escritora Alícia Fernández trabalhou muito na escrita do material deste Curso, juntamente com Jorge e colaboradores próximos de E.Psi.B.A “Espacio Psicopedagógico de Buenos Aires/Espacio Psicopedagógico Brasileño Argentino”. 

Foram reunindo e sistematizando algumas das releituras sobre noções centrais da Psicopedagogia e sua necessária atualização em virtude das mudanças contextuais.

  • Autoria do material:  Psp. ALICIA FERNÁNDEZ e Ps. clínico JORGE GONÇALVES DA CRUZ
  • Professores encarregados do Curso e do intercâmbio on line: JORGE GONÇALVES DA CRUZ, MARIA SOL GONÇALVES DA CRUZ E EQUIPE DE E.PSI.B.A.
  • Modalidade On line: Curso inteiramente através da Internet, com materiais em português 
  • O Curso é organizado e certificado pela E.Psi.B.A.  (Espaço Psicopedagogico de Buenos Aires / Espaço Psicopedagógico Brasileño-Argentino)  Carhué 436, Buenos Aires, Argentina
  • Certificados impressos (100 hs.)  serão distribuídos pelo correio postal,  a todos os inscritos
  • Podem participar estudantes e profissionais interessados na temática, desde Argentina, Brasil, Uruguay ou outras regiões. O material esta disponível em espanhol e português.
APRESENTAÇÃO DO CURSO:

A Psicopedagoga e escritora Alícia Fernández trabalhou muito na escrita do material deste Curso, juntamente com Jorge e colaboradores próximos de E.Psi.B.A “Espacio Psicopedagógico de Buenos Aires/Espacio Psicopedagógico Brasileño Argentino”.  Foram reunindo e sistematizando algumas das releituras sobre noções centrais da Psicopedagogia e sua necessária atualização em virtude das mudanças contextuais.

Nas últimas décadas, as condições de subjetivação estão mudando a um ritmo acelerado. Nesta mudança, intervém a emergência do tele-tecno-midiático.  Por sua vez, isto tem uma incidência preponderante na transformação dos modos de ensinar, aprender e prestar atenção. As modalidades atencionais de crianças e adolescentes, na atualidade, apresentam transformações importantes, comparadas com as que apresentavam crianças e adolescentes em décadas anteriores.  Constatamos que as crianças e adolescentes atuais, que aprendem saudavelmente utilizam “modalidades atencionais” que, provavelmente, décadas atrás, seriam diagnosticadas como perturbadas ou deficitárias.

Por sua vez, os objetos com os quais crianças e adolescentes brincam e jogam, as temáticas dos desenhos e narrações sofreram uma profunda mudança. Nos perguntamos: as mudanças evidentes nesses conteúdos (desenhos, temáticas dos jogos virtuais, as características dos jogos) são de tal envergadura a ponto de modificar os modos de jogar, narrar e desenhar? Os modos de jogar, os modos de desenhar, os modos de narrar, também variaram substancialmente em nossa época?

O Curso trabalha a importância do diagnóstico das modalidades de aprendizagem, permite visualizar e compreender sua dinâmica, o modo de operar nas múltiplas situações familiares, educacionais e sociais e, portanto, os modos de intervir nestas questões nos contextos atuais.

Temos a necessidade de ir atualizando e precisando certas pautas diagnósticas específicas da psicopedagogia à luz dos novos contextos para que as mesmas não fiquem prisioneiras de um esquematismo reducionista. 

O Curso apresenta experiências e recursos diagnósticos que nos permitem analisar as cenas de ensino-aprendizagem que, considerando os aspectos subjetivos (sociais, éticos e estéticos) necessariamente presentes, permitam intervenções promotoras de saúde na aprendizagem.

 

DURAÇÃO DE CURSO: 3 meses

Data de início: ABRIL/2026

Data de término: JULHO/2026

 

CONTEÚDO:

I) A análise e diagnóstico da “Modalidade de Aprendizagem”, como ferramenta para o trabalho psicopedagógico no  consultório, na escola e nos diversos âmbitos de intervenção.

II) Repensando nossas práticas psicopedagógicas  e nossos instrumentos diagnósticos à luz das mudanças que os contextos atuais e o tele-tecno-midiático promovem como efeitos de subjetivação.

III) As modalidades de ensino na família e na escola: 

        . Modalidades de ensino hostis.  

        .Modalidades de ensino facilitadoras. 

        . Novas reflexões acerca das Modalidades ensinantes  a partir dos contextos atuais.

IV) Releitura do Dispositivo de análise psicopedagógico.

As diversas formas de apresentação das modalidades de aprendizagem patologizantes: 

.A intervenção psicopedagógica em espaços terapêuticos.

          1. Sintoma (inteligência aprisionada).

          2. Inibição cognitiva.

          3. Oligotimia. 

          4. Suas diferenças com o Fracasso escolar.

           . Vinhetas clínicas.

           .Caminhos possíveis…

V) A intervenção psicopedagógica em espaços educativos: 

. Promovendo espaços saudáveis para ensinar e aprender. Ambiente facilitador da autoria de pensar, diante dos contextos atuais.  Como favorecer a plasticidade das modalidades de aprendizagem? O “aborrecimento, a “desatenção” e a “queixa” na Escola? Como “desativar” o "aborrecimento" na Escola?

VI) Os atuais modos de aprender, jogar, desenhar e relatar: 

As mudanças que a era tele-tecno-midiática impõem modificam não só os conteúdos senão as  lógicas  narrativas, as estéticas e a composição de relatos “entre” suportes diversos (corpos, gestos, superfícies, objetos, “telas”…). Sua incidência nos modos de apresentação das vicissitudes do ensinar e aprender.

.Apresentação da nova Investigação exploratória S.P.R. Situação Pessoa Relatando. Desenhada por Alicia Fernández e Jorge Gonçalves da Cruz, nos moldes do E.Psi.B.A. – (Ano 2014 )

 

MODALIDADE: ONLINE

Inteiramente a distância (através da internet).  Não é preciso conectar-se à internet em horários específicos.

ENVIO DE MATERIAIS ESCRITOS POR E-MAIL: De acordo com um cronograma que será enviado por email (3 Módulos teórico clínicos elaborados especialmente por Alícia Fernández e equipe) em formato .PDF que permite guardar o material para leitura e impressão.

Intercâmbio direto por email com Prof. Jorge Gonçalves da Cruz e Profa. Maria Sol Gonçalves da Cruz.   Os participantes terão acesso à comunicação com os professores.

Após a recepção de cada Módulo, se abre um prazo de 30 dias durante os quais os participantes poderão enviar perguntas e comentários aos professores que responderão por email, dando lugar a um intercâmbio sobre os materiais.

Não é necessário conectar-se à internet em horários específicos: Não há fóruns online.  Todo o intercâmbio se realiza mediante e-mails comuns.

ATIVIDADES PROPOSTAS DE ESCRITA: Cada Módulo inclui uma série de “Propostas” (propostas de escrita e articulação, pensadas em função daquilo que cada um possa ir se apropriando sobre as questões trabalhadas).  Cada participante pode escolher as propostas que deseje, para ir orientando seus comentários de acordo com seus interesses. As produções realizadas são enviadas por email.

AULA VIRTUAL/AMBIENTE DE APRENDIZAGEM VIRTUAL DE E.Psi.B.A.: por sua vez, cada participante recebe uma contra-senha pessoal de acesso à “Aula Virtual” de E.Psi.B.A.: ao longo do desenvolvimento do Curso, cada participante poderá aceder ao espaço virtual no qual encontrará:

- Apresentação do Curso (Aspectos organizacionais, Modalidade, Cronograma, Organização)

- Conteúdos do Curso(Materiais virtuais e Intercâmbios que também se recebem por email)

- Materiais adicionais (em diversos formatos: Power Point, Videos, Artigos, Imagens, Quadros, etc.). Os professores vão acrescentando materiais complementares em diversos formatos que cada um pode ir consultando com frequência e nos momentos em que decida.  Todos os materiais estão disponíveis no site até a data da finalização do Curso.  Esses materiais também poderão ser “guardados” pelos participantes para futuras consultas.

 

IDIOMA:

Todos os textos e materiais do Curso são enviados em português ou espanhol, segundo  a preferência do participante. Os participantes podem escrever todas suas consultas e produções em português. Os professores respondem em espanhol. 

 

AUTORES E PROFESSORES:

DESENHO DO CURSO E AUTORIA DO MATERIAL:  Alicia Fernández - Psicopedagoga e escritora. 

Através de sua vasta e consistente produção escrita, que se distribuiu entre artigos e livros, conferencias e classes,  Alicia Fernández influenciou, com suas ideias inovadoras, inúmeros profissionais dedicados a Educação e Saúde, na America Latina e Europa, com ênfase em Argentina, Brasil, Uruguai

Sua obra editada em espanhol e português, é reconhecida, consultada e leitura obrigatória no meio universitário e profissional: “A inteligência aprisionada”, "A mulher escondida na professora”, “O saber em jogo”, “Os idiomas do aprendente”, “Psicopedagogia em Psicodrama” e “A atenção aprisionada. Psicopedagogia da capacidade atencional” (Grupo Pensa), su última obra, publicada no 2011. 

Foi criadora, junto com Sara Paín, de uma nova forma de pensar e intervir no vasto campo educacional e psicopedagógico, realizando articulações entre a pedagogia e o pensamento clínico fundamentado nas teorias psicanalíticas e da subjetividade: a Psicopedagogia Clínica.

.Foi docente nas principais universidades de Buenos Aires e convidada como palestrante em numerosas Universidades e Associacoes de psicopedagogia de America Latina e Europa. 

.Distinção Membro de honor da Associação Nacional de Psicopedagogia do Brasil.  

.Assessora de numerosas instituições educativas de gestão privada e assessora de atividade psicopedagógica em Hospitais de gestão pública e privada.

.Fundadora do centro de aprendizagem do Hospital Nacional "A. Posadas", Buenos Aires, Argentina.

.Ex Assessora da Secretaria de Educação do Município de Porto Alegre, Brasil.

.Foi fundadora –junto a Jorge Gonçalves da Cruz- de E.Psi.B.A. Espacio psicopedagógico de Buenos Aires | Espacio Psicopedagógico Brasileño Argentino Uruguayo.

 

DESENHO DO CURSO,  COAUTORÍA DO MATERIAL E PROFESSOR ENCARREGADO DO CURSO:

Jorge Gonçalves da Cruz

é Psicólogo clínico. Especialista em Psicopedagogía clínica. Psicodramatista. Psicoterapeuta. Foi docente nas principais Universidades de Buenos Aires:

 .Docente na Universidad de Buenos Aires (Faculdade de Psicologia). Palestrante, conferencista e docente convidado em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa:  Faculdade de Ciências da Educação de Lisboa Portugal,  Secretaria Municipal de Porto Alegre,  Pontificia Universidade Católica de São Paulo,  Universidad de la República de Uruguay, Universidad Nacional de Lomas de Zamora,  Universidad Nacional de San Martín, , Universidad Nacional del Comahue,  Docente do "Curso de especialização em Psicopedagogia Clínica" (Ministério de Saúde e Ação social) no Hospital A. Posadas, Buenos Aires, Argentina; entre outras.

Docente convidado, palestrante e conferencista em numerosas Universidades e Associações da América Latina e Europa.

Autor de diversos artigos sobre psicologia clínica, psicanálises, temas educacionais e psicopedagógicos.

Assessor de numerosas instituições educativas.  Foi assessor da Secretaria de Educação de Porto Alegre.

Fundador e co-diretor de E.Psi.B.A. Espaço Psicopedagógico Brasileiro-Argentino-Uruguaio e da Revista E.Psi.B.A. 

 

COAUTORA DOS MATERIAIS E PROFESSORA ENCARREGADA DO CURSO E INTERCAMBIO:

María Sol Gonçalves da Cruz

Psicóloga graduada en la Universidad de Buenos Aires, Facultad de Psicología.

Distinguida con el Diploma de Honor de la Facultad de Psicología de la Universidad de Buenos Aires en 2005. 

Formación de Postgrado en Psicopedagogía clínica, en Psicodrama y en Clínica Psicoanalítica con adultos.

Formada en “Urgencias en Psicopatología infanto-Juvenil” (Ministerio de Salud. Dirección general Docencia e investigación. Hospital General de niños Ricardo Gutierrez).

Ha participado como disertante en Mesas Redondas y Jornadas de la especialidad.

En E.Psi.B.A. ha desarrollado actividades de investigación, formación de profesionales y de asistencia desde el año 2000 hasta la actualidad.

 Integrante del equipo interdisciplinario de atención con niños, adolescentes y familias de la Fundación E.Psi.B.A. 

 

PROFESSORES ENCARREGADOS DO CURSO E INTERCAMBIO:  Durante o Curso os professores responsáveis e tutores serão Jorge Gonçalves da Cruz e María Sol Gonçalves da Cruz. Eles acompanharão os participantes durante todo o tempo do Curso, responderão suas perguntas e intercambiarão  comentários por meio de e-mail.  

AVALIAÇÃO e CERTIFICAÇÃO:

Certificados expedidos por EPsiBA. Espacio Psicopedagógico de Buenos Aires | Espacio Psicopedagógico Brasileño-Argentino-Uruguayo.  Buenos Aires, Argentina.

1) Certificado de participação: serão distribuídos a todos os inscritos pela Internet. Certificados expedidos por EPsiBA. Curso livre. Constará: nome do curso, nome do participante, carga horária, assinatura dos professores do curso (Jorge Goncalves da Cruz e María Sol Goncalves da Cruz)  e  dados de E.Psi.B.A. Espacio Psicopedagógico de Buenos Aires | Espacio Psicopedagógico Brasileño-Argentino-Uruguayo.  Buenos Aires, Argentina. |  Carga horária 80 hs,

2) Certificado adicional de Aprovação (opcional): Caso o participante queira solicitar um certificado adicional de aprovação do curso, deverá desenvolver um trabalho solicitado.   Ao longo dos Materiais se incluirão uma série de "PROPOSTAS de ESCRITA” (tendentes a que cada participante possa ir apropriando-se e re-significando as questões apresentadas). Os participantes que desejarem receber um segundo certificado de APROVAÇÃO do curso devem enviar suas respostas a essas propostas ou atividades, que se encontram no final de cada aula. Podem ser enviadas mensuamente durante o Curso ou você também terá 60 dias após o término do curso para enviar suas respostas. 

Os certificados são enviados por e-mail  (caso o participante queira solicitar um certificado impresso, este será enviado por correio postal, mediante pagamento de uma taxa adicional de postagem). 

 

 

 

PÚBLICO-ALVO E PRÉ-REQUISITOS:

Público Alvo:  Estudantes e profissionais da Psicopedagogia, Psicologia, Pedagogia e todos aqueles que desde outras disciplinas se interessem pelas temáticas a abordar.  Professores que se desempenhem no âmbito educativo.

Requisitos necessários: Computador com acesso a internet. É necessário ao inscrito saber navegar pela internet e enviar e-mail. 

PROCEDIMENTO DE RESERVA DE VAGA E EFETIVAÇÃO DE INSCRIÇÃO:

Enviar via e-mail a  epsiba@epsiba.com  seus dados:  

  • Nome: ......................................................................................
  • Cidade de residência /Estado: ..........................................
  • Formação e /ou estudos em curso: .................................
  • Curso/s pretendido/s: ..........................................................

A seguir, você receberá Ficha de inscrição e informações para o pagamento de primeira parcela ou total.

 

 

 

CONTACTO
(005411) 4641 0272
Carhué 436 (1408) Bs. As. Argentina
SUSCRIBIRSE AL NEWSLETTER
EPsiBA - Espacio psicopedagógico de Buenos Aires | Desarrollado por Scot's Team